Pular para o conteúdo principal

Pequi, símbolo do cerrado e do Norte de Minas

Sustentabilidade, artigo 2, 04 de Abril de 2018, Taiocity.


No prato de muitos mineiros e goianos está o pequi, fruto do pequizeiro, árvore típica do cerrado central brasileiro, é símbolo dessa vegetação e é também símbolo cultural de 2 regiões brasileiras, o Estado de Goiás e o Norte de Minas Gerais. Diversas cidades mineiras tem o pequi uma árvore quase sagrada, devido a importância que ela tem na alimentação tradicional de povos tradicionais como os sertanejos, geraizeiros. Presente seja galinhada em Goiás ou no arroz dos norte mineiros, este mesmo fruto é também fonte de renda para esses mesmos povos tradicionais, assim como também aos agricultores como uma fonte de alimentação complementar para a agricultura familiar norte mineira, agricultura orgânica através da extração de óleos e castanhas do pequi, sem dúvida tem papel importante na produção artesanal de derivados para diversos grupos. Sem dúvida, em Taiobeiras e no Alto Rio Pardo, o pequi tem um papel de identidade que supera talvez o próprio estado de Goiás como simbologia, pois está presente na vida de praticamente todos os cidadãos dessa região, parte da alimentação, renda, trabalho, tradição e cultura (em Taiobeiras, por exemplo, realizou-se recentemente a 25º Festa do Pequi, onde se realizou diversos eventos em promoção ao fruto tão apreciado e venerado na região como o “Ouro do Cerrado”, na festa houve Encontro da melhor idade, apresentações culturais, futebol, passeio eco ciclístico, cavalgada, trilha de motos e gaiolas, concurso roedor do pequi e shows musicais[1], a festa, não por coincidência, acontece numa comunidade rural local chamada Lagoa Grande, onde centenas de famílias vivem da exploração de frutos do cerrado, em especial o pequi que surge abundantemente entre os meses de novembro e fevereiro.

Seria interessante se houvesse um incentivo maior por parte das entidades públicas na promoção deste símbolo cultural e natural que é o pequi. A própria cidade de Taiobeiras, por exemplo, cresceu ao redor de um pequizeiro, o símbolo desta árvore é maior do que a própria planta que origina o nome à cidade, taioba, com isto, já se faz mais do que necessário promover ainda mais este símbolo cultural de forma a tornar consolidada como um símbolo forte da unidade regional e da cidade. Um museu, um monumento, um teatro, um estádio ou ginásio, uma praça ou parque em homenagem já seria algumas formas de promover este símbolo por quem quer que a considere fundamental importância para o seu local, seja em Taiobeiras ou outro local.

O potencial econômico do pequi para o Norte de Minas é altamente substancial, pois a região é referência para milhões de brasileiros na busca de sabores genuinamente brasileiros e ‘exóticos’, o potencial passa desde o turismo gastronômico, até o social nas comunidades tradicionais tornando o turismo uma forma de atrair visitantes e também de valorizar o homem do campo e o seu trabalho, sem dúvida passa também pela preservação do cerrado norte mineiro e em especial das nascentes e chapadas, pois elas são fontes de abrigo para a vida silvestre e para diversos frutos típicos, além de ser o local onde se realiza a diferenciação dos povos tradicionais agricultores para os meros fazendeiros da região. O potencial passa também pelas próprias fazendas da região, onde se pode explorar o turismo típico de hotel-fazenda, que pode salvar inclusive diversas fazendas do norte de Minas da falência. Muitas pessoas no Brasil buscam locais dentro do país que ofereçam serviços de hotel fazenda diferenciados dos demais locais, esta diferenciação passa pelo aproveitamento de potenciais turísticos e naturais da região. A própria seca da região norte mineira pode ser usada ao seu favor como fonte de turismo, a oferta de serviços e produtos típicos de lugares secos em meio “ao nada” pode atrair pessoas curiosas que gostam de conhecer lugares diferentes sem necessariamente sair do país! Quem nunca viu a maravilha que foi colocar camelos nas dunas de Natal-RN? Isto fez um diferencial enorme no turismo local aproveitando-se das características locais.

O pequi, no entanto, é apenas um entre muitos frutos e frutas do cerrado, todos eles têm potencial enorme a ser explorado, mas quem for pioneiro na captura desses símbolos ficará com a fama e os méritos. São diversos empreendimentos possíveis através da exploração dos recursos do cerrado sem se quer precisar desmatá-lo.

Devido a consistência de toda região do Alto Rio Pardo sobre o valor cultural e social, natural, ambiental e tradicional no cerrado (ouro do cerrado, maravilha dos gerais, riqueza sagrada), poder-se ia considerar a possibilidade de explorar todas essas ideias aqui mencionadas e muitas outras que podem ser colocadas futuramente se conveniente, criando uma espécie de “Circuito do Pequi” se a ideia for realmente próspera do ponto de vista socio-cultural e turístico, assim como o “circuito da Cachaça” que engloba algumas cidades da região e que ainda está em fase de maturação.

O cerrado é fonte de riquezas inesgotáveis, mas precisa ser estudado, preservado e cuidado, e uma forma de fazer isso é valorizar que o valoriza, os povos tradicionais que tem no cerrado a fonte de sua riqueza simbólica, cultural e tradicional, sua razão de ser. O ouro de cerrado é uma entre as variadas joias que os gerais podem oferecer aos norte-mineiros. Buscando aproveitar seus potenciais desde a cultura e a economia, você tem um projeto ousado de empreendedorismo à frente dos demais, pois o futuro da economia e da própria humanidade passa pela sintonia com o meio ambiente.

Toda quarta feira, um novo artigo com o tema “sustentabilidade” será publicado no Blog Taiocity com a intenção de promover formas didáticas e rentáveis de ganhar dinheiro, de promover o meio ambiente e sintonizar um espírito empreendedor à frente do seu tempo, um passo para o futuro da economia brasileira que precisa encontrar na sua grande natureza um jeito de ser gigante por ela mesma. Acompanhe-nos e se inscreva para não perder nenhum artigo, volte sempre e deixe seu comentário. Obrigado e até mais!
[1]25º Festa do Pequi em Taiobeiras-MG




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Taiobeiras-Taiocity 9 meses em prol de Taiobeiras!

Taiobeiras-Taiôcity O Site Taiocity completa 9 meses e já têm muita história para contar, selecionamos algumas imagens que fazem parte desta coleção! #emdefesadeTaiobeiras Taiobeiras a cidade amada! Obrigado Visitante! ... Powered by Cincopa Video Hosting for Business solution. New Gallery 2015/10/14 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/29/2015 10:11:42 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/22/2015 10:00:22 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 2/9/2015 8:55:31 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 480 width 640 originaldate 1/28/2015 12:06:28 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 1/13/2015 2:25:56 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 240 width 320 originaldate 9/19/2015 6:34:53 PM cameramodel

A igreja octogonal de Taiobeiras

A igrejinha Octogonal de Taiobeiras é uma atração a parte,um verdadeiro e autêntico cartão postal da cidade, eu como devoto de nossa Senhora de Fátima gosto muito deste Santuário dedicado a ela, uma verdadeira obra de Deus para nos abençoar. A igrejinha inaugurada em 1956 foi construída amando do pároco da época o saudoso Frei Jucundiano de Kok. Devido a crescente devoção a esta denominação mariana, isto porque na época a imagem que vinha de Portugal passava em peregrinação pelos fiéis do Brasil. Na peregrinação em Salinas conta-se que não foi tão bem recebida então a imagem foi logo levada para a cidade de Taiobeiras, onde os fiéis devotos esperavam ansiosos pela imagem por conta das histórias contadas de Fátima em Portugal. Quando a imagem chegou realizou-se uma grande festa em honra e a devoção só cresceu, quando por fim a imagem teria que peregrinar dessa vez de volta para Portugal onde seria devolvida, a população logo ficou desgostosa com a situação e triste implorou ao p

Mercado Municipal

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas ESTA É A SEGUNDA SÉRIE DE ARTIGOS SOBRE A CIDADE DE TAIOBEIRAS E O ALTO-RIO PARDO FOTO DO MERCADO MUNICIPAL E ESPAÇO DA FEIRA LIVRE DE TAIOBEIRAS. O mercado municipal de Taiobeiras é o local onde as pessoas se encontram para realizar as mais diversas atividades de negócios, possui praça de alimentação, espaço dos feirantes internos e diversos comércios dentro e do lado de fora do mercado. Milhares de pessoas entram e saem deste local todos os dias, fazendo do mercado municipal de Taiobeiras num dos principais pontos de lazer, turismo, comércio e interação social para a população da cidade e de toda a região, portanto é um dos maiores cartões postais da cidade. ÁREA LOCAL O mercado municipal se localiza na avenida da Liberdade, no centro da cidade. Localizada em um ponto estratégico é parada obrigatória para os visitantes que não perdem de fazer compras de biscoitos, lanchar, almoça

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras

Um pouco de Taiobeiras: Igreja Matriz A igreja matriz bela e símbolo da fé dos taiobeirenses são uma prova viva e eficaz de evangelização coerente. Hoje matriz de dezenas de comunidades ajuda a construir uma multidão de fiéis seguidores de Cristo. A igreja de São Sebastião está comemorando agora a 79º festa da paróquia São Sebastião, embora a paróquia com 79 anos esteja prestes a completar 80 anos no dia 20 de maio de 2015. A devoção a São Sebastião na cidade começou quando dos primórdios moradores viviam grandes secas e intempéries da natureza no campo e penúria no distrito. Muitas vezes a fome, seca e violência prejudicava muito a população, com isso o povo aos poucos foi se apegando ao santo contra a fome, guerra, seca, doenças, pragas, pestes, violência e etc o saudoso São Sebastião valente guerreiro cristão como protetor e padroeiro da comunidade católica local. Aos poucos a igreja católica na região foi se desenvolvendo e decidiu-se construir a igreja de São Sebastião el

Asfalto da rodovia Mirandópolis/Curral de Dentro

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas A rodovia de Taiobeiras a Curral de Dentro no trecho que começa em Mirandópolis, ainda está sem pavimentação asfáltica, em que a obra fora prometida á anos pelo governo de Minas, mas que ainda não foi colocada em prática. É portanto uma injustiça, já que a ligação entre os municípios de Curral de Dentro e Taiobeiras pelo trecho do povoado de Mirandópolis á cidade de Curral de Dentro facilitaria a transição de muitas pessoas que utilizam desta estrada. Asfalto O asfalto havia sido prometido já na época de eleição (mais uma obra eleitoreira) de 2010 pelo então governador de Minas Gerais Aécio Neves com seu candidato a sucessor ao governo do estado Antônio Anastasia. Na ocasião a obra da pavimentação desta rodovia e de outra a estrada de Fruta de Leite à Taiobeiras foram assumidas como compromisso do novo governo sucessor, porém estas assim como o aeroporto de Taiobeiras não foram si qu