Pular para o conteúdo principal

Agricultura Familiar, o futuro da alimentação mundial nas mãos dos pequenos agricultores do passado

Taiocity, Blog sobre geopolítica, política, cultura, tecnologia e ciência


Agricultura Familiar, o futuro da alimentação mundial nas mãos dos pequenos agricultores do passado
Sustentabilidade, artigo 3, 11/04/18, Taiocity.

O Brasil é o país com maior quantidade de terras agricultáveis do Planeta Terra, mas isso não quer dizer muita coisa em um mundo cada vez mais populoso, não é? Errado, é claro que é importante, porém é um leso engano pensar que o futuro da alimentação mundial depende de grandes extensões de terra dos latifúndios, na verdade depende dos pequenos agricultores encurralados pelos latifúndios. Cada região do planeta possui características próprias e por isso mesmo suas próprias potencialidades na agricultura, o fato é que depende do uso das técnicas tradicionais e adaptá-las para um novo método de produção em massa na intenção de preservar a natureza e potencializar a capacidade do solo de produzir mais alimentos sem agredi-lo. Isto é possível? Sim, é possível.
Hoje no mundo há diversas correntes de pensamento que se divergem entre si, algumas afirmam que o mundo está superpopuloso e o controle de natalidade deve ser um fato a rigo nas políticas de Estado nas nações, outras afirmam que a simples presença humana é perturbadora à natureza e por isso mesmo, deve ser procurar formas de diminuir seus impactos ou até mesmo sua presença! Mas, há outras extremas que afirmam que a humanidade deve ser extinta do Planeta, outras extremas afirmam que não existe nada de mal em aumentar a população indefinidamente. Mas a verdade racional dos fatos é que, não é a população mundial crescente que deve ser a preocupação e sim o aumento do consumo desmedido. É o atual modo de consumo descartável que pressiona a terra e não a população humana, é a urbanização e não a simples presença humana que gera impactos ao meio ambiente.

A Terra possui capacidade de suportar uma população muito maior que a atual, para você fazer uma simples conta veja a Índia: ela possui 1,3 bilhões de pessoas, quase a população chinesa, mas num território 3 vezes menor, a população indiana é maior do que qualquer continente da Terra menos a Ásia, nem por isso a Índia é um bloco de concreto, lá muito consegue produzir em alimentos e produtos em geral para sua população imensa, como também para suas cidades e rebanhos, o problema é que com o ‘desenvolvimento econômico’ o consumo dos indianos cresce a cada ano e isso vai provocando uma maior pressão no meio ambiente. O que deve mudar então é o consumo industrial atual, além de aproveitar o material já usado para consumo em reciclagem (parece clichê, mas a humanidade não aprendeu a reaproveitar o material consumido). Agora, vamos para Bangladesh, país vizinho que possui uma população que se aproxima dos 170 milhões de pessoas, equiparável ao Brasil (200 milhões de habitantes), e um território cerca de 20 vezes menor que a Índia, sua população é pobre e de agricultores (em sua maioria), mas consegue se alimentar continuamente apesar do baixo desenvolvimento econômico a população não morre de fome, apesar da pobreza. Outro país é o Paquistão, onde a população se aproxima da casa dos 200 milhões de habitantes (assim como o Brasil), e possui uma área menor que a região Sudeste do Brasil. Estes três países possuem grande parte de sua população vivendo nas áreas rurais e são alto-suficientes na alimentação, graças à uma coisa em comum, a agricultura familiar. Mas para trazer os exemplos para mais perto de nós vamos falar do Brasil:

O Brasil é o país com mais terras agricultáveis do mundo e isto não inclui a floresta amazônica, já que suas terras não são propícias para a agricultura, mas isto não significa que a floresta seja inútil para alimentar a humanidade, ao contrário, essa floresta é alto suficiente na produção de alimentos naturalmente, mas seu potencial é em pé, não caída no chão. Os brasileiros são alimentados principalmente pelos pequenos agricultores, eles por sua vez respondem por uma pequena parte das terras cultivadas do país que é ocupado por latifúndios enormes que se destinam principalmente para a exportação e para suplementação de rebanhos animais pelo mundo, ou seja, a agricultura familiar é a que alimenta basicamente o país de 200 milhões de pessoas, e estes mesmo agricultores respondem por menos de 1% do território brasileiro, inferior inclusive ao plantio de cana de açúcar que se destina a produção de etanol. Imagine se 10% do país fosse de agricultura familiar? Poderia abastecer a terça parte da população humana mundial, sem contar que essa mesma agricultura familiar não agride o meio-ambiente em grande parte, pois utiliza de métodos tradicionais para cultivar o solo, garantindo sua recuperação, apesar disso, essa mesma agricultura familiar poderia ser muito mais produtiva se métodos eficientes comprovados pela ciência fossem inseridos em grande escala, um exemplo é a apicultura aliada a faixas de florestas em rios e lagos, com plantações variadas partilhando o mesmo terreno com rotatividade entre cultivo de terra e crescimento de mata secundária, além de garantir a nutrição do solo e do seu descanso, promove variação das atividades e uma elevação muito grande da produtividade.
Levando em consideração um país como Bangladesh que possui metade da área do estado de São Paulo com 80% da população brasileira em tamanho, ainda possui grande parte de agricultores familiares, se fôssemos transformá-los em um país do tamanho do Brasil, seria um país com 8,7 bilhões de pessoas em proporção a atual! E ainda assim seria alto-suficiente, mas com a atual agricultura industrial seria impossível abastecer toda essa gente em tão pouco território.

A agricultura industrial cria desertos verdes com o monopólio da produção de um só alimento numa grande faixa de terra que empobrece o solo, desabastece os lençóis freáticos, desestabiliza o microclima, polui e diminui a capacidade dos rios, enquanto a agricultura familiar preserva e promove as florestas verdes, oferece maior variedade e adaptabilidade da natureza à produção familiar, mantém as nascentes limpas e os rios conseguem se manter ao longo do ano, não prejudica o microclima, é só lembrar que a monocultura vêm dos últimos séculos e a agricultura familiar sempre esteve presente no progresso humano.

O futuro da alimentação mundial depende da aliança com o passado, passa pelos agricultores familiares e as técnicas tradicionais de cultivo aliadas a um avanço de conhecimento científico na preservação do meio ambiente e potencialização da produção naturalmente.
A agricultura familiar sempre esteve presente no progresso humano e é ela que vai estar no futuro humano, pois ela é a única que possui respostas importantes de como abastecer as futuras gerações humanas sem sobrecarregar a Terra, mesmo com o aumento populacional. Como vimos a desculpa de grande população não é verdade, o que a Terra não suporta é a ganância de grandes conglomerados industriais que são sanguessugas do meio ambiente.



Faça o Jardim dos seus sonhos com este guia completo e profissional, só 54 reais e você se torna O JARDINEIRO saiba mais em: Aprenda fazer jardinagem perfeita e profissional com quem entende

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Taiobeiras-Taiocity 9 meses em prol de Taiobeiras!

Taiobeiras-Taiôcity O Site Taiocity completa 9 meses e já têm muita história para contar, selecionamos algumas imagens que fazem parte desta coleção! #emdefesadeTaiobeiras Taiobeiras a cidade amada! Obrigado Visitante! ... Powered by Cincopa Video Hosting for Business solution. New Gallery 2015/10/14 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/29/2015 10:11:42 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/22/2015 10:00:22 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 2/9/2015 8:55:31 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 480 width 640 originaldate 1/28/2015 12:06:28 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 1/13/2015 2:25:56 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 240 width 320 originaldate 9/19/2015 6:34:53 PM cameramodel

A igreja octogonal de Taiobeiras

A igrejinha Octogonal de Taiobeiras é uma atração a parte,um verdadeiro e autêntico cartão postal da cidade, eu como devoto de nossa Senhora de Fátima gosto muito deste Santuário dedicado a ela, uma verdadeira obra de Deus para nos abençoar. A igrejinha inaugurada em 1956 foi construída amando do pároco da época o saudoso Frei Jucundiano de Kok. Devido a crescente devoção a esta denominação mariana, isto porque na época a imagem que vinha de Portugal passava em peregrinação pelos fiéis do Brasil. Na peregrinação em Salinas conta-se que não foi tão bem recebida então a imagem foi logo levada para a cidade de Taiobeiras, onde os fiéis devotos esperavam ansiosos pela imagem por conta das histórias contadas de Fátima em Portugal. Quando a imagem chegou realizou-se uma grande festa em honra e a devoção só cresceu, quando por fim a imagem teria que peregrinar dessa vez de volta para Portugal onde seria devolvida, a população logo ficou desgostosa com a situação e triste implorou ao p

Mercado Municipal

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas ESTA É A SEGUNDA SÉRIE DE ARTIGOS SOBRE A CIDADE DE TAIOBEIRAS E O ALTO-RIO PARDO FOTO DO MERCADO MUNICIPAL E ESPAÇO DA FEIRA LIVRE DE TAIOBEIRAS. O mercado municipal de Taiobeiras é o local onde as pessoas se encontram para realizar as mais diversas atividades de negócios, possui praça de alimentação, espaço dos feirantes internos e diversos comércios dentro e do lado de fora do mercado. Milhares de pessoas entram e saem deste local todos os dias, fazendo do mercado municipal de Taiobeiras num dos principais pontos de lazer, turismo, comércio e interação social para a população da cidade e de toda a região, portanto é um dos maiores cartões postais da cidade. ÁREA LOCAL O mercado municipal se localiza na avenida da Liberdade, no centro da cidade. Localizada em um ponto estratégico é parada obrigatória para os visitantes que não perdem de fazer compras de biscoitos, lanchar, almoça

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras

Um pouco de Taiobeiras: Igreja Matriz A igreja matriz bela e símbolo da fé dos taiobeirenses são uma prova viva e eficaz de evangelização coerente. Hoje matriz de dezenas de comunidades ajuda a construir uma multidão de fiéis seguidores de Cristo. A igreja de São Sebastião está comemorando agora a 79º festa da paróquia São Sebastião, embora a paróquia com 79 anos esteja prestes a completar 80 anos no dia 20 de maio de 2015. A devoção a São Sebastião na cidade começou quando dos primórdios moradores viviam grandes secas e intempéries da natureza no campo e penúria no distrito. Muitas vezes a fome, seca e violência prejudicava muito a população, com isso o povo aos poucos foi se apegando ao santo contra a fome, guerra, seca, doenças, pragas, pestes, violência e etc o saudoso São Sebastião valente guerreiro cristão como protetor e padroeiro da comunidade católica local. Aos poucos a igreja católica na região foi se desenvolvendo e decidiu-se construir a igreja de São Sebastião el

Asfalto da rodovia Mirandópolis/Curral de Dentro

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas A rodovia de Taiobeiras a Curral de Dentro no trecho que começa em Mirandópolis, ainda está sem pavimentação asfáltica, em que a obra fora prometida á anos pelo governo de Minas, mas que ainda não foi colocada em prática. É portanto uma injustiça, já que a ligação entre os municípios de Curral de Dentro e Taiobeiras pelo trecho do povoado de Mirandópolis á cidade de Curral de Dentro facilitaria a transição de muitas pessoas que utilizam desta estrada. Asfalto O asfalto havia sido prometido já na época de eleição (mais uma obra eleitoreira) de 2010 pelo então governador de Minas Gerais Aécio Neves com seu candidato a sucessor ao governo do estado Antônio Anastasia. Na ocasião a obra da pavimentação desta rodovia e de outra a estrada de Fruta de Leite à Taiobeiras foram assumidas como compromisso do novo governo sucessor, porém estas assim como o aeroporto de Taiobeiras não foram si qu