Pular para o conteúdo principal

O que é Sustentabilidade?

Taiocity, Blog sobre geopolítica, política, cultura, tecnologia e ciência


Sustentabilidade, artigo 1, 28/03/18, Taiocity.


O que é Sustentabilidade?
Antes é preciso fazer uma separação entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Em tese, quando se fala em “sustentabilidade” a primeira coisa que vem a cabeça é a proteção do meio ambiente, produtos ecológicos e “vamos cuidar da natureza” (O dolinho que o diga risos), mas apague tudo isso. Você está enganado, proteção e preservação do meio ambiente não é sustentabilidade e muito menos desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade é a união de uma série de fatores que combinados geram o “Sustento”, isto é, uma continuidade de algo, no caso, da sociedade humana e sua MANUTENÇÃO, o cuidado com a natureza corresponde a apenas um desses fatores.

De forma genérica sustentabilidade (como a própria palavra indica) é a capacidade de resistir às intempéries de um subconjunto, quer dizer, a resiliência às adversidades do existencial. No caso da sustentabilidade que tanto aparece nos holofotes se trata da preservação da espécie humana e da sociedade em geral. Sustentar a sociedade e a permanência humana em um local e amplamente no planeta. Bem, as ideias ecológicas que penetraram fortemente no termo sustentabilidade roubando até o significado propriamente dito, se trata de um dos fatores chave para a permanência humana. Pois, embora o homem seja um ser que manipula a natureza para se servir dela, ele ainda faz parte dela e depende sua existência inteiramente nela em termos biológicos. Então, tudo o que trabalhe para a melhoria da qualidade de vida humana, desde pelo lado biológico até o social-político se trata de sustentabilidade, até a melhoria das leis e o sério cumprimento dela é um fator para a sustentabilidade. Educação universal e acesso à informações imprescindíveis à sociedade são também fatores de sustentabilidade, pois uma sociedade ignorante tende a ruir todo o conhecimento acumulado humano. Alguns podem se questionar o porque da humanidade ter demorado tanto para chegar onde chegou, a resposta é que só depois de tanto tempo a humanidade aprendeu a acumular conhecimento e não ouro e riquezas supérfluas. Raciocinando este sentido você conseguirá se questionar o que é realmente sustentável do que é meramente político e propaganda que, acredite, é muito mais presente e divulgada e DEFENDIDA que a dita sustentabilidade.

E Desenvolvimento Sustentável, o que é? Desenvolvimento Sustentável é um termo contemporâneo que mais do que sustentabilidade foi “digerido” pela sociedade leiga e até não leiga! Sobre o assunto. O trabalho para tornar a sociedade humana sustentável num Planeta cada vez mais cheio de homens é DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, o que vêm além disso é chantagem, lobismo ou ativismo, política e politicagem, propaganda e publicidade. Parece poético, mas não há nada de desenvolvimento sustentável, por exemplo, em plantar árvores e controle de natalidade. Existe desenvolvimento sustentável em não exterminar abelhas e seu habitat em meio a uma plantação de abóboras, existe desenvolvimento sustentável em responsabilidade paterna com os filhos e o combate ao abandono de crianças e não o impedimento delas vir ao mundo. Percebeu a lógica?

É importante notar que a ideia de sustentabilidade é feita objetivamente por e para humanos, então a noção de um mundo sem humanos não pode vir do conceito de sustentabilidade e sim de ATIVISMO ECOLÓGICO que é assunto para outro artigo. E dizer isso é muito importante porque as coisas se misturaram muito nos últimos anos, fruto dos ideais de alguns grupos políticos que se acham defensores da Terra, mas que são na verdade inimigos da humanidade.

Anteriormente, citei que Sustentabilidade é a união de fatores que permitem o ‘sustento’ de algo. Também foi citado alguns desses fatores, a educação, o cuidado e respeito ao meio ambiente, a responsabilidade dos pais para com as crianças que vêm e virão. Há também os fatores da infraestrutura de todos os elementos de convivência humana, desde às cidades até a aldeia aborígene e o sítio da vovó e do vovô, acesso a medicamento e prevenções de doenças, acesso a emprego e salário dignos (digno de acordo com a região e o poder aquisitivo local) e etc. São realmente vastos os fatores e o que está por detrás de cada um deles, dessa forma, sustentabilidade não é um fim, e sim um norte para seguir no mundo político. Desenvolvimento sustentável vai na mesma linha, como sustentabilidade é o conceito que não se atinge, se trabalha, desenvolvimento sustentável é trabalho que não se fica na teoria, se age, é ação concreta.

Para alguns estudiosos Desenvolvimento Sustentável é a união de 3 outros em perfeito equilíbrio, deve unir Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Ecológico e Desenvolvimento Econômico. Os três numa gama só, gera o desenvolvimento sustentável, mas eu na minha humilde opinião acho que isto parece uma receita muito linda de bolo que as vezes não leva (me perdoe o termo) a porra nenhuma, NÃO HÁ UM SÓ PAÍS QUE SE DESENVOLVEU DE FORMA SUSTENTÁVEL e na verdade não conheço lugar algum que tenha se desenvolvido sustentavelmente usando essa regra de três. Na verdade, porque existem outros fatores de desenvolvimento que não podem ser tão genericamente ‘engolidos’ assim pelos outros. É o caso da preservação do conhecimento humano para as próximas gerações, ela não poderia ser simplesmente assumida pelo desenvolvimento social dentro das chamadas políticas públicas do estado, porque tradições e folclore não é uma coisa que se preserva em museu, é algo que se vive no seio da comunidade local de origem e familiar, o Estado não conseguiria chegar aí sem causar um estrago terrível como faz na estereotipagem do Brasil no mundo todo. Outro fator que a regra de três não alcançaria é a psique humana e a dimensão afetiva, inclusive na nacionalidade que é tão ou mais importante do que desenvolvimento econômico ou simplesmente social. Poderíamos colocar aí um “Desenvolvimento Nacional” e “Desenvolvimento Cultural”, mas elas ainda assim seriam formas de estereotipar a complexidade das relações humanas.

Poderíamos concluir, então, que para o desenvolvimento sustentável ser atingido, ele não deve querer ser atingido, pois não há fórmula mágica para isso, ele deve ser agido em conformidade com aquilo que se preze por uma verdadeira continuidade da história da sociedade humana desde localmente até globalmente, o que acontece no mundo todo é uma visão de cima para baixo e não de baixo para cima. Por exemplo, não adianta nada preservar a Amazônia se a cidade lá do Nordeste vive na seca do mesmo jeito, ou preservar a mata atlântica sendo que o cerrado que cerca o rio da minha cidade foi substituído por florestas de pinheiros para carvoaria. “É bom que a Europa cuide de sua natureza, mas a seca prolongada na minha cidade me afeta muito mais do que as queimadas na floresta amazônica”, entendeu? De baixo para cima, não de cima para baixo. Poluição, corrupção, desmatamento afetam fortemente mais uma pequena localidade e comunidade do que uma grande preservação de um macrobioma de forma generalista e superficial como parques e etc.

O que você tem a dizer? Você concorda ou discorda que o conceito de sustentabilidade foi muito divagado e até mesmo politizado por alguns grupos de interesse?

TODA QUARTA FEIRA UM NOVO ARTIGO DO TEMA SUSTENTABILIDADE SERÁ PUBLICADO NO BLOG, MAS NÃO TÃO TEÓRICO COMO FOI ESTE PRIMEIRO, mais PRÁTICO E CONCRETO PARA O NOSSO DIA A DIA E, EM ESPECIAL DAS NOSSAS CIDADES, PRINCIPALMENTE PEQUENAS. ENTÃO FIQUE ATENTO E ATÉ MAIS! Obrigado pela leitura, fique com Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Taiobeiras-Taiocity 9 meses em prol de Taiobeiras!

Taiobeiras-Taiôcity O Site Taiocity completa 9 meses e já têm muita história para contar, selecionamos algumas imagens que fazem parte desta coleção! #emdefesadeTaiobeiras Taiobeiras a cidade amada! Obrigado Visitante! ... Powered by Cincopa Video Hosting for Business solution. New Gallery 2015/10/14 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/29/2015 10:11:42 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/22/2015 10:00:22 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 2/9/2015 8:55:31 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 480 width 640 originaldate 1/28/2015 12:06:28 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 1/13/2015 2:25:56 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 240 width 320 originaldate 9/19/2015 6:34:53 PM cameramodel

A igreja octogonal de Taiobeiras

A igrejinha Octogonal de Taiobeiras é uma atração a parte,um verdadeiro e autêntico cartão postal da cidade, eu como devoto de nossa Senhora de Fátima gosto muito deste Santuário dedicado a ela, uma verdadeira obra de Deus para nos abençoar. A igrejinha inaugurada em 1956 foi construída amando do pároco da época o saudoso Frei Jucundiano de Kok. Devido a crescente devoção a esta denominação mariana, isto porque na época a imagem que vinha de Portugal passava em peregrinação pelos fiéis do Brasil. Na peregrinação em Salinas conta-se que não foi tão bem recebida então a imagem foi logo levada para a cidade de Taiobeiras, onde os fiéis devotos esperavam ansiosos pela imagem por conta das histórias contadas de Fátima em Portugal. Quando a imagem chegou realizou-se uma grande festa em honra e a devoção só cresceu, quando por fim a imagem teria que peregrinar dessa vez de volta para Portugal onde seria devolvida, a população logo ficou desgostosa com a situação e triste implorou ao p

Mercado Municipal

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas ESTA É A SEGUNDA SÉRIE DE ARTIGOS SOBRE A CIDADE DE TAIOBEIRAS E O ALTO-RIO PARDO FOTO DO MERCADO MUNICIPAL E ESPAÇO DA FEIRA LIVRE DE TAIOBEIRAS. O mercado municipal de Taiobeiras é o local onde as pessoas se encontram para realizar as mais diversas atividades de negócios, possui praça de alimentação, espaço dos feirantes internos e diversos comércios dentro e do lado de fora do mercado. Milhares de pessoas entram e saem deste local todos os dias, fazendo do mercado municipal de Taiobeiras num dos principais pontos de lazer, turismo, comércio e interação social para a população da cidade e de toda a região, portanto é um dos maiores cartões postais da cidade. ÁREA LOCAL O mercado municipal se localiza na avenida da Liberdade, no centro da cidade. Localizada em um ponto estratégico é parada obrigatória para os visitantes que não perdem de fazer compras de biscoitos, lanchar, almoça

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras

Um pouco de Taiobeiras: Igreja Matriz A igreja matriz bela e símbolo da fé dos taiobeirenses são uma prova viva e eficaz de evangelização coerente. Hoje matriz de dezenas de comunidades ajuda a construir uma multidão de fiéis seguidores de Cristo. A igreja de São Sebastião está comemorando agora a 79º festa da paróquia São Sebastião, embora a paróquia com 79 anos esteja prestes a completar 80 anos no dia 20 de maio de 2015. A devoção a São Sebastião na cidade começou quando dos primórdios moradores viviam grandes secas e intempéries da natureza no campo e penúria no distrito. Muitas vezes a fome, seca e violência prejudicava muito a população, com isso o povo aos poucos foi se apegando ao santo contra a fome, guerra, seca, doenças, pragas, pestes, violência e etc o saudoso São Sebastião valente guerreiro cristão como protetor e padroeiro da comunidade católica local. Aos poucos a igreja católica na região foi se desenvolvendo e decidiu-se construir a igreja de São Sebastião el

Asfalto da rodovia Mirandópolis/Curral de Dentro

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas A rodovia de Taiobeiras a Curral de Dentro no trecho que começa em Mirandópolis, ainda está sem pavimentação asfáltica, em que a obra fora prometida á anos pelo governo de Minas, mas que ainda não foi colocada em prática. É portanto uma injustiça, já que a ligação entre os municípios de Curral de Dentro e Taiobeiras pelo trecho do povoado de Mirandópolis á cidade de Curral de Dentro facilitaria a transição de muitas pessoas que utilizam desta estrada. Asfalto O asfalto havia sido prometido já na época de eleição (mais uma obra eleitoreira) de 2010 pelo então governador de Minas Gerais Aécio Neves com seu candidato a sucessor ao governo do estado Antônio Anastasia. Na ocasião a obra da pavimentação desta rodovia e de outra a estrada de Fruta de Leite à Taiobeiras foram assumidas como compromisso do novo governo sucessor, porém estas assim como o aeroporto de Taiobeiras não foram si qu