Motivação e Doses de otimismo para o combate à depressão juvenil

Se levar em conta os problemas futuros que ameaçam a humanidade, tem-se a depressão na liderança. Segundo pesquisadores livres na área de estudos da psique humana, bilhões de pessoas estão ameaçadas por esta doença, é o que afirma Augusto Cury em seu livro Gestão da Emoção. Mas, depressão tem cura, motivação e otimismo é uma delas. A juventude não está sozinha neste problema que também aflige o mundo dos adultos.

Quantas histórias de superação alguém pode ter ouvido sobre alguém que não tinha absolutamente nada, hoje se tornou num empresário, empreendedor, que gera riquezas para si, para os seus e para a cidade/país onde vive? se o leitor não ouviu é porque está mergulhado num egoísmo egocêntrico que só quer saber do “eu”.
Parece coisa de quem acha bobagem o problema da depressão, dizer que, o que falta à essas pessoas, é motivação e otimismo, mas não é. Psicólogos e psiquiatras sabem que o problema da depressão é causado por uma série de descontroles da emoção e da sua saúde psíquica. Por exemplo, uma pessoa que busca um emprego e sistematicamente não consegue, por diversos motivos, pode desenvolver uma neurose, de achar que o mundo conspira contra ele, mas não é assim; atualmente há 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil que querem trabalhar, precisam trabalhar, mas o mundo não tem emprego para dá-las. Mas, elas podem e DEVEM dar empregos para o mundo. Quantas histórias de superação alguém pode ter ouvido sobre alguém que não tinha absolutamente nada, hoje se tornou num empresário, empreendedor, que gera riquezas para si, para os seus e para a cidade/país onde vive? se o leitor não ouviu é porque está mergulhado num egoísmo egocêntrico que só quer saber do “eu”. Assim sendo, veja se, se o leitor não está numa neurose de achar que o mundo o odeia, mas ao mesmo tempo não percebe que tantas pessoas passam pelos mesmo problemas ou ainda pior do que dele e conseguem superar seus problemas. Por quê? porque eles protegem sua emoção daquilo que não lhes pertence. Não lhes pertence a derrota, não lhes pertence o conluio. Todo ser humano nasceu para vencer, o que ele precisa é ser motivado nos seus potenciais, precisa se fazer de vez em quando um narciso, não para se matar de ante de si, mas para se admirar e ver que o mundo o admira só ele não percebe isso. A juventude é este narciso, belo, forte, cheio de vida, é o futuro de qualquer sociedade, o mundo precisa e depende dele, cheio de energia que exala e garante o futuro da espécie só ele não percebe isso. Otimismo e motivação, dada pelos pais; pela escola; pelas oficinas educativas, tecnológicas, científicas, de entretenimento, artísticas, de formação profissional; além de atendimento na saúde psíquica são apenas um começo para o enfrentamento.

O mundo precisa de pessoas motivadas e otimistas com o futuro, isto é incerto dizer como, mas não é difícil avaliar que as pessoas que se entristecem consigo mesmas, esquecem de olhar para dentro de si e enxergar a imensa capacidade de superação que nelas existem.


O mundo precisa de pessoas motivadas e otimistas com o futuro, isto é incerto dizer como, mas não é difícil avaliar que as pessoas que se entristecem consigo mesmas, esquecem de olhar para dentro de si e enxergar a imensa capacidade de superação que nelas existem. Parece clichê tudo isso, e é verdade, mas só porque ninguém adota as medidas de motivação e otimismo para se superarem e se conhecerem. Quem faz o clichê é quem se acomoda no seu problema, passe a assumir o seu problema, como sendo o dono dele, e faça o dever de ser o vencedor para a humanidade que precisa dele. Juventude e sociedade estão juntas se dependem e se auto-movem.




facebook

Curta-nos no Facebook