Pular para o conteúdo principal

O mês que o Nordeste começa no Norte de Minas!

Vocês pode me perguntar: "o mês de Junho começou a dias..." sim mas nunca é tarde para falar dele no mês em que estamos, junho! este é o mês que se inicia as tão esperadas festas de São João Batista que não é mais só dele é também de Santo Antônio, São Pedro, São Gonçalo e São Paulo, isto é alguns dos santos mais queridos pelos brasileiros, estas festas também pertencem ao povo brasileiro que criou de forma natural esta festa ao longo dos séculos se transformando numa das maiores e mais LEGÍTIMAS manifestações culturais deste país, ao meu ver ultrapassando o Carnaval e o Samba é A Festa junina e o Forró com Maracatu, Pagode (sertanejo), Xote e Pé de Serra, Baião e Frevo que fazem o colorido bordado de fogos e roupas desmanteladas por demais remendadas.

Junho, muitos pensam que a Festa Junina tem este nome por causa deste mês, estaremos saindo de suas verdadeiras origens que não são pagãs. Primeiro vou falar a versão pagã que muitos ensinam, depois eu falarei da verdadeira que é CRISTÃ!

Para os secularistas as festas juninas tem este nome por causa do mês de junho, a fogueira comum e OBRIGATÓRIA NUMA FESTA JUNINA DE VERDADE seria por causa do culto ao fogo para espíritos e deuses nórdicos pagãos, isto é, fazia parte das crendices populares dos países nórdicos da Europa, a Quadrilha tradicional formada a partir de uma dança formal e culta da Europa (França), foi incorporada por uma série de elementos como comidas quentes pra uma época fria na maior parte do país, fogos de artifício e etc.

Versão real/Brasil

As Festas juninas já existiam muito antes do Brasil ser o que é hoje, elas faziam parte do comemorativo religioso do povo cristão em relação à alguns santos homens da fé (São João Batista em 1º lugar, e São pedro e São Paulo) muitos séculos depois foram incorporados outros homens como Santo Antônio e São Gonçalo (o primeiro por causa dos milagres de casamenteiro, sic, e o segundo por ser um santo talvez...festeiro, bem a cara do brasileiro), a fogueira de São João foi incorporada na tradição cristã por causa de um costume judeu na época de Jesus, toda vez que nascia um primogênito homem numa família se ascendia uma fogueira para sinalizar as pessoas das habitações próximas que o menino nasceu, isto acontecia com grande festa e júbilo pela família e amigos, se a tradição de pular a fogueira vêm de São João não sei, mas na certa isto era costume judeu...

As comidas típicas que variam de região para outra são geralmente universais quanto ao emprego de caldos de frango, carne, mandioca e mocotó, chá de amendoim, canjica de milho, quentão (bebida de chá de gengibre, com alho, cebola, açúcar, e muitas vezes cachaça), também biscoitos de polvilho, bolachas, biscoitos enrolados de milho, churrasco, galinha caipira, chá de canela, bolos sertanejos, broas, sucos de frutas locais, assado e porco, carne bovina, feijoadas, farofas é claro, feijão tropeiro, feijão angu, paçocas, beijus, tapiocas, arroz... se eu falar de todos ficarei o resto do artigo e não terminarei. Fora que isto varia de uma região ou mesmo local para outro.

Outra tradição é que tudo isto ocorre geralmente num salão de festa chamado chão batido da roça, é na roça mesmo que isto ocorre de forma mais espetacular, isto porquê vêm da roça grande parte das tradições que hoje herdamos, muitos dos alimentos típicos citados acima têm grande produtividade nesta época do ano o que colaborou por espalha as ideias nas mais diversas regiões. As roupas remendadas é própria do povo sertanejo que da roça e pobres não podiam comprar roupas novas, mas os bordados e criatividades da época (Brasil rural)de imitarem os chiquetosos senhores dos cafezais e/ou das cidades foram se propagando por uma caipirização das culturas eruditas e isto é uma verdadeira brasileirização das coisas.

É nesta tentativa de imitar o "chique" é que surgem o casamento ou casamentos caipiras, quando isto começou não sei, mas que pode ter acontecido sim (e se você não conhece um casamento caipira, você não é brasileiro! ou pensa que é! mas não é ainda...) como que estas tradições espalharam? claro o povo nordestino é o protagonista nesta história, a saída em massa de nordestinos para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste espalharam estas tradições que grande parte vieram do Nordeste e Norte do Brasil.

Em cidades grandes e mesmos dos estados de São Paulo e os dos Sul, não conhecem direito ou quase nada o que é festa junina (não é quer mécia, e se conhecem é porquê são filhos de nordestinos ou pelo menos da família, ou ainda veio de Minas ou Nordeste e até do Norte do Brasil, e se ainda você diz que conhece perfeitamente é porquê correu atrás de uma! sic).

O forró, maracatu, Xote, Baião, Frevo e muitos outros ritmos e danças musicais são tipicamente nordestinos e sertanejos, isto se reflete nas origens é claro, o Brasil rural floresceu para estas tradições, a cultura e tradição (ou plural) é a recordação do BRASIL RURAL DE ATÉ 50 ANOS ATRÁS), as comemorações religiosas católicas destas festas trazem inúmeras outras tradições as festas juninas como as Bandeiras, reisados, congados, procissões com a imagem de Santo Antônio, celebração de missas e barraquinhas nas comunidades religiosas católicas e rurais do Brasil.

Todas estas tradições são mais fracas em muitas regiões do Brasil (se é na sua é provavelmente porquê ela não está no Nordeste, Norte do Brasil e claro Norte e Nordeste de Minas Gerais!!, sim recordando o título deste artigo "O mês que o nordeste começa no Norte de Minas" não é por acaso, e nem tão pouco estereotipado, O Norte de Minas é verdadeiramente onde começa o nordeste brasileiro.

Isto é provado em todos os sentido, embora os norte-mineiros se sintam em verdadeiros mineiros, mas esta região que é um brasil por si próprio distinto e original, é também uma mescla de Minas Gerais e Nordeste, com toda a sua riqueza cultural impregnada na população e seio social. E isso não é só no mês de junho como se refere o título, mas todo o ano e sempre.

O Norte de Minas sabe valorizar a cultura nordestina, pois ela mesma é o início do Nordeste cultural e social, compartilhando das alegrias e também dificuldades.

Escrever e descrever toda cultura e tradições juninas são quase impossíveis, ms espero que este artigo tenha sido fidedigno para você leitor. obrigado.
Feliz São João! e como amanhã é dia de Santo Antônio, feliz casamento dia de Santo Antônio!, vai um pãozinho?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog Taiobeiras-Taiocity 9 meses em prol de Taiobeiras!

Taiobeiras-Taiôcity O Site Taiocity completa 9 meses e já têm muita história para contar, selecionamos algumas imagens que fazem parte desta coleção! #emdefesadeTaiobeiras Taiobeiras a cidade amada! Obrigado Visitante! ... Powered by Cincopa Video Hosting for Business solution. New Gallery 2015/10/14 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/29/2015 10:11:42 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 600 width 800 originaldate 1/22/2015 10:00:22 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 2/9/2015 8:55:31 PM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 480 width 640 originaldate 1/28/2015 12:06:28 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 1200 width 1600 originaldate 1/13/2015 2:25:56 AM cameramodel GT-S3350 cameramake SAMSUNG orientation 1 height 240 width 320 originaldate 9/19/2015 6:34:53 PM cameramodel

A igreja octogonal de Taiobeiras

A igrejinha Octogonal de Taiobeiras é uma atração a parte,um verdadeiro e autêntico cartão postal da cidade, eu como devoto de nossa Senhora de Fátima gosto muito deste Santuário dedicado a ela, uma verdadeira obra de Deus para nos abençoar. A igrejinha inaugurada em 1956 foi construída amando do pároco da época o saudoso Frei Jucundiano de Kok. Devido a crescente devoção a esta denominação mariana, isto porque na época a imagem que vinha de Portugal passava em peregrinação pelos fiéis do Brasil. Na peregrinação em Salinas conta-se que não foi tão bem recebida então a imagem foi logo levada para a cidade de Taiobeiras, onde os fiéis devotos esperavam ansiosos pela imagem por conta das histórias contadas de Fátima em Portugal. Quando a imagem chegou realizou-se uma grande festa em honra e a devoção só cresceu, quando por fim a imagem teria que peregrinar dessa vez de volta para Portugal onde seria devolvida, a população logo ficou desgostosa com a situação e triste implorou ao p

Mercado Municipal

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas ESTA É A SEGUNDA SÉRIE DE ARTIGOS SOBRE A CIDADE DE TAIOBEIRAS E O ALTO-RIO PARDO FOTO DO MERCADO MUNICIPAL E ESPAÇO DA FEIRA LIVRE DE TAIOBEIRAS. O mercado municipal de Taiobeiras é o local onde as pessoas se encontram para realizar as mais diversas atividades de negócios, possui praça de alimentação, espaço dos feirantes internos e diversos comércios dentro e do lado de fora do mercado. Milhares de pessoas entram e saem deste local todos os dias, fazendo do mercado municipal de Taiobeiras num dos principais pontos de lazer, turismo, comércio e interação social para a população da cidade e de toda a região, portanto é um dos maiores cartões postais da cidade. ÁREA LOCAL O mercado municipal se localiza na avenida da Liberdade, no centro da cidade. Localizada em um ponto estratégico é parada obrigatória para os visitantes que não perdem de fazer compras de biscoitos, lanchar, almoça

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras

Um pouco de Taiobeiras: Igreja Matriz A igreja matriz bela e símbolo da fé dos taiobeirenses são uma prova viva e eficaz de evangelização coerente. Hoje matriz de dezenas de comunidades ajuda a construir uma multidão de fiéis seguidores de Cristo. A igreja de São Sebastião está comemorando agora a 79º festa da paróquia São Sebastião, embora a paróquia com 79 anos esteja prestes a completar 80 anos no dia 20 de maio de 2015. A devoção a São Sebastião na cidade começou quando dos primórdios moradores viviam grandes secas e intempéries da natureza no campo e penúria no distrito. Muitas vezes a fome, seca e violência prejudicava muito a população, com isso o povo aos poucos foi se apegando ao santo contra a fome, guerra, seca, doenças, pragas, pestes, violência e etc o saudoso São Sebastião valente guerreiro cristão como protetor e padroeiro da comunidade católica local. Aos poucos a igreja católica na região foi se desenvolvendo e decidiu-se construir a igreja de São Sebastião el

Asfalto da rodovia Mirandópolis/Curral de Dentro

Cursos 24 Horas Cursos Online na Área de Turismo e Hotelaria Cursos Online 24 Horas A rodovia de Taiobeiras a Curral de Dentro no trecho que começa em Mirandópolis, ainda está sem pavimentação asfáltica, em que a obra fora prometida á anos pelo governo de Minas, mas que ainda não foi colocada em prática. É portanto uma injustiça, já que a ligação entre os municípios de Curral de Dentro e Taiobeiras pelo trecho do povoado de Mirandópolis á cidade de Curral de Dentro facilitaria a transição de muitas pessoas que utilizam desta estrada. Asfalto O asfalto havia sido prometido já na época de eleição (mais uma obra eleitoreira) de 2010 pelo então governador de Minas Gerais Aécio Neves com seu candidato a sucessor ao governo do estado Antônio Anastasia. Na ocasião a obra da pavimentação desta rodovia e de outra a estrada de Fruta de Leite à Taiobeiras foram assumidas como compromisso do novo governo sucessor, porém estas assim como o aeroporto de Taiobeiras não foram si qu